Complexo Hospitalar Unimed Vale do Sinos

detalhes do Projeto

Conheça um pouco sobre o UNIMED Vale dos Sinos

Complexo Hospitalar Unimed Vale do Sinos

Novo Hamburgo

Tamanho do Projeto
0
Ano de Inauguração
0

Descrição do Projeto

O edifício hospitalar está em constante atualização e é fundamental a concepção de um prédio que permita uma planta flexível e de fácil modificação.

O prédio, com linguagem contemporânea, foi pensado para ter flexibilidade de mudanças.  Neste sentido, o projeto foi concebido a partir de uma malha estrutural, onde todos os elementos fixos ficam junto desta malha (circulações verticais e shafts para passagem de instalações). A estrutura de concreto, com uso de laje plana e amplo pé direito, associadas a divisórias leves e forros removíveis nas circulações,  flexibilizam as alterações de layout e as instalações que acompanham essas mudanças.

O Complexo Hospitalar Unimed Vale do Sinos ocupa duas quadras adjacentes. Numa quadra esta edificado o primeiro prédio do complexo hospitalar, construído nos anos 80 e que esta passando por um retrofit total, para ser reinaugurado ao final de 2022.

A implantação do projeto exigia a locação do novo prédio numa quadra com treze metros de desnível, e que permitisse a conexão entre os dois blocos hospitalares (novo e existente), através de uma passarela.

A partir dos estudos de topografia, fluxos diretos e relação de níveis entre pavimentos, foi definida a posição de implantação do novo bloco e da passarela, assim como os acessos principais e a distribuição dos serviços por pavimento.

Desta forma, o novo bloco hospitalar com 20.000m², tem sete pavimentos e 120 leitos de internação, sendo 20 leitos de UTI adulto. Conta ainda com sete salas de cirurgia, pronto atendimento, unidade de diagnóstico por imagem, com duas ressonâncias magnéticas e duas tomografias e laboratório de análises clínicas.

A passarela, içada sobre a Rua Normélio Stabel, interliga os dois blocos e possui duas circulações separadas, uma pública, com livre acesso aos usuários; e outra privativa, usada para trânsito de pacientes internados, funcionários e abastecimento geral do complexo.

O terceiro prédio do complexo, é um edifício garagem, construído com estrutura pré-moldada no mesmo quarteirão do bloco. São cinco pavimentos e 500 vagas de estacionamento.

Parceria: Arquiteta Lenice Pesenatto

Formulário

Entre em contato comigo agora!